Tel: 11 4195-5886 ou 11 4208-2855 contato@matisseengenharia.com.br

•    Qual seria a definição para reforço estrutural?
Entende-se como reforço estrutural a alteração das características da estrutura existente buscando a recomposição da capacidade inicial de projeto e/ou adequá-la a novos parâmetros devido a mudança e/ou aumento das cargas atuantes.

•    Em que situações deve ser feito o reforço estrutural?
O reforço deve ser feito para recompor a capacidade de suporte projetada, em casos, de deteriorações e/ou erros de projetos e/ou erros de execução. O reforço também é utilizado para atender novas necessidades da estrutura (aumento de sobrecargas, modificações no projeto, etc.)
•    Ele deve ser feito somente em ampliações?
Não. O reforço é muito utilizado em casos de mudanças de utilização de áreas existentes devido as novas cargas atuantes.

•    Caso não seja feito, quais serão as consequências?
Recomenda-se que seja feita analise estrutural de todo caso que envolva mudanças significativas e especialmente quando o novo projeto indique a necessidade de demolições do existente. Muitos casos de sinistro ocorrem por não se tomar a precaução de se consultar profissionais experientes no ramo. Melhor prevenir que remediar.

•    Detectada a necessidade de tal, como deve ser feita a avaliação?
A avaliação deve ser feita por engenheiro estrutural com experiência de reforços que poderá ditar a melhor solução técnica/econômica para cada caso. Deverão ser fornecidos os projetos estruturais originais (caso existentes) e novo layout e cargas proposto. Caso não existam os projetos originais (caso comuns em construções antigas) deverão ser feitas sondagens para verificações da estrutura existente.

•    Qual a importância da contratação de mão de obra especializada para a realização do serviço?
A mão de obra especializada, entendendo-se como incluso na mão de obra  a fiscalização técnica, é fundamental para se ter a garantia dos serviços executados. A experiência no ramo é fundamental pois pequenas alterações no decorrer da obra podem exigir tomadas de posições urgentes visando a segurança e o bom andamento dos serviços.

•    Quais elementos estruturais devem ser avaliados?
Todos. A estrutura funciona como um conjunto e devem ser tomados cuidados na verificação pois a existência de pontos fracos em determinados elementos podem comprometer todo o conjunto.

•    Quais são as partes – laje, pilares, vigas etc- que exigem uma atenção especial para o reforço estrutural?
Todas. Incluiria nessa lista as fundações pois em muitos casos são as fontes dos principais problemas quando de reforços estruturais.

•    Quais materiais são usados para a realização do serviço?
Os reforços podem ser executados com os mais diversos materiais desde que sejam precedidos de correta analise e calculo estrutural. Usam-se nos reforços estruturas metálicas, fibras de carbono, concretos, grautse argamassas especiais, madeiras, etc. As necessidades e usos do local a ser reforçado podem determinar a decisão pelo material mais adequado.

•    É possível deixá-lo imperceptível?
Existem casos em que o reforço pode ser quase imperceptível dependendo das soluções adotadas e dos locais sujeitos a reforços. A utilização de fibras de carbono tem permitido a execução de reforços com espessura mínima preservando-se, em muitos casos os vãos existentes. A solução na execução dos reforços passa necessariamente pela analise estética como um dos componentes a ser analisado.

•    No caso de uma ampliação, quais partes devem receber reforço?
Devem ser analisados a ampliação e o seu reflexo na parte existente. Cada caso deve ser objeto de estudo particular a respeito.

•    Se uma casa térrea for transformada em sobrado, como deve ser realizado o reforço estrutural?
O reforço deve passar por analise de engenheiro estrutural que analisará o caso em profundidade, inclusive comparando o seu custo com a possibilidade de se executar uma nova estrutura. Deverão serem analisadas as fundações para suportar as novas cargas.

•    Em casos de casas com estrutura metálica, como deve ser feito o reforço estrutural?
Em principio, o reforço após analise adequada deverá utilizar o mesmo tipo de material existente no caso estrutura metálica.

•    Quanto sai, em média, fazer esse tipo de intervenção (reforço) em uma casa?
Não é possível dar custos médios para esse tipo de reforço. Existem casos de custos irrisórios a casos de custos proibitivos (mais barato demolir e fazer uma nova).

•    O que mais você gostaria de falar sobre o tema?
Os serviços de reforços estruturais pela sua própria natureza envolvem grandes responsabilidades no seu projeto e execução devendo sempre contar com a participação de engenheiros especialistas na sua execução.

Entrevista formulada pela revista Construir, e respondida pelo Eng. Dirceu Carlos da Silva – Matisse Reforço e Recuperação de Estruturas. Dados utilizados na Edição de Outubro/2010, na matéria sobre Reforço e Recuperação de Estruturas.

Detalhe da Matéria sobre Reforço de Estruturas - Revista Construir.

Detalhe da Matéria sobre Reforço de Estruturas - Revista Construir.