Tel: 11 4195-5886 ou 11 4208-2855 contato@matisseengenharia.com.br

O que são as Fibras de Carbono:

As fibras de carbono são proveniente da pirólise de materiais carbonáceos que produzem filamentos de alta resistência mecânica. São conhecida desde o século XIX. Thomas Edison usou as fibras de carbono como filamentos das primeiras lâmpadas incandescentes. As primeiras fibras eram feitas de utilizando-se de bambu ou algodão enquanto as atuais tem como matéria prima básica o petróleo.

A grande utilização das fibras de carbono ocorreu após a descoberta de sua grande resistência a tração por volta dos anos 60 do século passado.

A vantagem de sua grande resistência comparativamente ao aço,  e seu alto modulo de  resistência trouxeram a possibilidade de soluções inteiramente novas para o mercado.

As Fibras de Carbono na Construção

A utilização das fibras de carbono na construção civil, de iniciativa recente (aprox. 10 anos) deverá sofrer um grande incremento a partir de agora pois as suas características permitem soluções diferenciadas e praticamente únicas em muitos casos.

A elevada resistência a tração da mesma (aprox. 10x a do aço para a mesma seção), alto módulo de elasticidade, rapidez na aplicação e seções reduzidas do material transformam o produto inigualável em uma série de aplicações.

As principais aplicações são :

  1. Aumento da capacidade de suporte das vigas e lajes bem como de pilares em condições especiais, tais como:
  • Aumento de sobrecarga de estrutura existente para novos equipamentos ou mudança de utilização.
  • Recomposição para a carga de projeto prevista inicialmente em caso de erros de projetos e/ou execução.
  • Reforços em áreas que não se pode alterar o pé direito da construção pois as sua dimensões são mínimas (menos de 1 cm).
  • Reforços em tanques e caixas d’águas circulares.
  • Reforços em ponte e viadutos.